Nona aula

 Nesta sessão tivemos a presença da professora da Universidade de Brasília, doutora Cristina Costa Leite. 

A professora nesta sessão teve como objetivo passar-nos uma imagem do que era o ensino no Brasil, as diferenças e as semelhanças para o nosso ensino. 

Uma coisa que me despertou a atenção foi a diferença entre licenciatura e o bacharelato. No Brasil a licenciatura está mais focado para o ensino, enquanto o bacharelato mais para o planeamento e a geografia física. 

Outra curiosidade bastante interessante, é que no Brasil quem decidir escolher o caminho do ensino (licenciatura) acaba por ter uma cadeira na faculdade de língua gestual. Cadeira essa bastante inicial, mas que serve para ter umas bases. 

A meu ver, é uma cadeira bastante interessante e focada na tão importante inclusão social tão falada por todos os professores em Portugal, mas que, na verdade, pouco ou nada é feito. 

Posteriormente a professora explicou como a geografia está inserida no ensino brasileiro. Do primeiro ao quinto ano a geografia é dada pelo, um pedagogo, do sexto ao nono ano a disciplina de geografia é obrigatória sendo lecionada por um licenciado. No ensino médio a disciplina está em complementaridade com filosofia, sociologia e história, perfazendo uma só.

Por fim, o professor Sergio salientou a importância da Geografia, sendo esta uma disciplina sem fronteiras. 

Comentários